Policial

Oito pessoas são presas em Porangatu por extração ilegal de minhocuçus

Foto: PCGO

O esquema que existe há anos no município envolve fornecedores e compradores estruturados, com um mercado altamente lucrativo.

Oito pessoas foram presas nesta quinta-feira, 07, na zona rural de Porangatu durante uma operação conjunta da Polícia Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porangatu e Polícia Militar. Elas são suspeitas de envolvimento na extração ilegal de minhocuçu, espécie da fauna silvestre e nativo do cerrado brasileiro.

Segundo a Polícia Civil, essa é prática criminosa que ocorre há anos na região de Porangatu e abastece um mercado clandestino em outros estados.

A ação foi deflagrada por volta das 11h, após denúncias anônimas apontarem a extração irregular do animal em diversas fazendas do município. Durante as diligências, os agentes flagraram grupos atuando na retirada ilegal do minhocuçu. Eles tentaram fugir ao perceberem a presença dos policiais, mas quatro suspeitos foram presos no local, enquanto os demais foram localizados em estradas próximas.

Esquema lucrativo e rede organizada

A investigação revelou que o esquema envolve fornecedores e compradores estruturados, com um mercado altamente lucrativo. Conforme as informações da polícia, o minhocuçu era comercializado inicialmente por R$ 20,00, mas, após passar por intermediários, o valor podia chegar a dez vezes esse preço no mercado final.

Além disso, o grupo criminoso arrendava propriedades rurais para garantir a extração contínua do minhocuçu e escolheram áreas próximas a represas para facilitar o processo. Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos se comunicavam por aplicativos de mensagens para coordenar as atividades e evitar a fiscalização.

Apreensões e prisões

Durante a operação, foram apreendidas motocicletas utilizadas no transporte do animal, que foram encaminhadas ao pátio municipal. Um veículo locado também foi abordado no local com comportamento suspeito, e o condutor tentou fugir, mas foi impedido pelos agentes. De acordo com as investigações, ele seria um dos principais articuladores do esquema, responsável por intermediar a compra e distribuição do minhocuçu.

Os oito presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Porangatu, onde permanecem à disposição da Justiça. “As investigações seguirão para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso, bem como responsabilizar aqueles que facilitam a exploração ilegal em propriedades rurais da região”, afirmou a polícia civil.

Impacto ambiental e combate ao crime

A extração irregular do minhocuçu compromete o equilíbrio ambiental e pode causar danos irreparáveis à fauna local. A Polícia Civil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforçam a importância de denúncias anônimas para coibir esse tipo de crime e manter a fiscalização ativa na região. A denúncia pode ser realizada pelo número 197 da polícia civil.

Thaís Alcântara

About Author

Você também pode gostar

Polícia Federal realiza em Porangatu Operação Tuup (Foto: Thaís Alcântara)
Policial Porangatu

Em Porangatu, Polícia Federal realiza prisão de integrantes de uma quadrilha suspeita de adaptar aviões para o tráfico internacional de drogas

A Operação Tuup cumpre 28 mandados no Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. A
Principal suspeito de matar crianças em Bonópolis é morto após confrontar policiais
Policial

Principal suspeito de matar crianças em Bonópolis morre após confronto policial

A polícia afirmou que Reginaldo José Barbosa tinha indícios de transtornos psicológicos Reginaldo José Barbosa, de 37 anos, principal suspeito