Com informações da Agência Brasil.
Imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan protege contra os quatro sorotipos da doença e será destinado a pessoas de 15 a 59 anos.
A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan começa a ser aplicada, ainda neste mês, em três cidades brasileiras. Considerado o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo, o produto é capaz de proteger contra os quatro sorotipos da doença.
A aplicação terá início no dia 17 deste mês nos municípios de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais. Já em Botucatu, no interior de São Paulo, a vacinação começa no dia 18. As três cidades possuem populações semelhantes, entre 100 mil e 150 mil habitantes. O público-alvo inicial é formado por pessoas com idade entre 15 e 59 anos.
Em dezembro, o Ministério da Saúde assinou contrato para a compra das primeiras 3,9 milhões de doses da vacina, que serão destinadas à rede pública de saúde. O primeiro lote será direcionado aos profissionais da atenção primária, que atuam nas unidades básicas de saúde.
Com a ampliação da produção, viabilizada por meio da transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e uma empresa chinesa, a estratégia de vacinação deverá ser expandida gradualmente para todo o país, contemplando diferentes faixas etárias.
A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após cinco anos de acompanhamento de cerca de 16 mil voluntários que participaram dos ensaios clínicos. Os estudos apontaram uma eficácia geral de quase 75% e cerca de 90% de proteção contra formas graves da dengue e casos com sinais de alarme, na faixa etária de 12 a 59 anos.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza outra vacina contra a dengue, produzida no Japão, que exige duas doses e é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.


