Goiás

Maior ponte entre Goiás e Minas passará por reforma após décadas de uso

Ponte Quincas Mariano | Foto: Divulgação

Com mais de 50 anos de uso, obra deve custar mais de R$ 27 milhões e promete melhorar a segurança e a trafegabilidade.

A ponte Quincas Mariano, a mais extensa ligação rodoviária entre Goiás e Minas Gerais, deverá passar por uma reforma completa. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) publicou um edital de licitação para a contratação das obras de recuperação e reabilitação da estrutura.

Com mais de 50 anos de existência, a ponte está localizada sobre o rio Paranaíba e liga a GO-139, em Corumbaíba (GO), à MG-413, no município de Araguari (MG), na divisa entre os dois estados.

Motoristas que utilizam o trecho com frequência relatam problemas estruturais visíveis, como desníveis, ondulações e buracos ao longo da pista. Em entrevista à TV Anhanguera, condutores afirmaram que as irregularidades comprometem a estabilidade dos veículos e aumentam o risco de acidentes. Em alguns pontos, os buracos foram tapados de forma provisória com massa asfáltica.

Segundo comerciantes da região, os danos na pista também têm causado prejuízos aos motoristas. Joseildo da Silva Cândido relatou que é comum veículos terem pneus furados devido a pedaços de ferro expostos na estrutura da ponte. “A borracharia aqui sempre tem movimento, porque muitos carros furam o pneu e acabam parando no posto”, afirmou.

De acordo com a Goinfra, a ponte terá 1.153 metros de extensão após a reabilitação e receberá um investimento estimado em mais de R$ 27 milhões. Conforme o edital publicado no Portal de Licitações, a previsão é que as obras tenham início em abril deste ano, com prazo de execução de 12 meses.

A expectativa é que a intervenção melhore o escoamento da produção agroindustrial entre os estados e aumente a segurança viária. Ainda segundo a Goinfra, a reforma da ponte Quincas Mariano será a primeira obra executada dentro de um termo de cooperação técnica firmado entre Goiás e Minas Gerais.

“Todos os elementos estruturais importantes serão reforçados, revisados ou até reconstruídos. Isso vai garantir uma condição totalmente nova de trafegabilidade e de suporte de carga”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales, em entrevista à TV Anhanguera.

Thaís Alcântara

About Author