Por Thaís Alcântara
Balanço foi apresentado na Câmara Municipal; cidade deve implementar sistema de monitoramento eletrônico e novas ações de mobilidade urbana.
O presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Weldes Pereira, apresentou nesta segunda-feira (1º) um balanço das ações realizadas em 2025 e destacou a redução de 40% no número de acidentes de trânsito em Porangatu. Os dados foram divulgados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal.
Segundo Weldes, o número de veículos envolvidos em acidentes caiu de 639, registrados no mesmo período de 2024, para 436 em 2025.
“Nós conseguimos esse ano diminuir comparado com o mesmo período do ano passado… esse ano nós diminuímos 40% do número de acidente de trânsito. Enquanto em 2024 registrava 639 veículos envolvidos, hoje nós temos 436 veículos envolvidos em acidente de trânsito”, explicou.
Weldes atribuiu o resultado ao trabalho integrado da AMTT, à colaboração dos vereadores e à identificação de pontos críticos que receberam intervenções ao longo do ano. O gestor também destacou o empenho da equipe da agência, atualmente composta por 10 servidores.
Ele também anunciou o lançamento do projeto Trânsito Seguro, que será apresentado no dia 8 de dezembro no gabinete da prefeita Vanuza Valadares. A iniciativa prevê a instalação de um sistema de monitoramento eletrônico, inicialmente no cruzamento da Rua 8 com a Avenida Adelino Américo de Azevedo, no centro, com expansão gradual para outras vias e bairros. O sistema será integrado à Polícia Militar e funcionará 24 horas por dia, monitorando velocidade e infrações.
“Nós vamos lançar no próximo dia 8 o projeto Trânsito Seguro, que vai contar com um projeto extenso, mas uma das principais ações que nós vamos fazer é o monitoramento das principais vias de Porangatu. Um estudo já foi feito sobre quais são essas vias”, finalizou.
Entre as ações previstas para 2026, a agência pretende construir ciclovias, além de instalar faixas elevadas em frente a todas as escolas municipais e estaduais, com foco na segurança de pedestres e pessoas com deficiência.


