Economia

ATENÇÃO: INSS fica fora do ar e causa revolta em todo o país; saiba quando volta

Aplicativo, telefone 135 e agências pararam, e segurados enfrentam dias de incerteza

“Carregando, carregando… e nada”. A frase resume o drama de milhares de aposentados e pensionistas que, nos últimos dias, tentaram contato com o INSS de todo país e não conseguiram. O aplicativo Meu INSS travou, o telefone 135 falhou e, para muitos, restou apenas a frustração.

Não foi um problema isolado. Quem tentou ligar ouviu a musiquinha da espera até a chamada cair. Quem insistiu no aplicativo, ficou preso na tela inicial. E quem buscou atendimento presencial encontrou portas fechadas.

Segundo o INSS, a paralisação dos sistemas é temporária e estava programada, mas a instabilidade começou antes do previsto. No dia 6 de janeiro, a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da Previdência Social, informou que precisaria interromper os serviços no fim do mês para modernizar os sistemas. O que não era esperado é que, desde o dia 19, os canais já apresentassem falhas constantes.

Em nota, o INSS afirmou que foi surpreendido e que mantém contato diário com a Dataprev para tentar controlar a situação. Disse ainda que antecipou atendimentos que estavam previstos entre os dias 28 e 30 de janeiro e que, só no último fim de semana, realizou mais de 21 mil atendimentos, entre perícias médicas e avaliações sociais. Mesmo assim, muita gente ficou de fora.

“É desrespeito com a gente”

A aposentada Maria Lira relata a indignação após enfrentar fila e não ser atendida. “Cheguei até aqui, uma filona, e não consegui nada. Tudo fechado. Não tem ninguém para dar um parecer para a pessoa. É desrespeito com a gente”, desabafou.

A Dataprev explicou que, na última semana, houve um aumento excepcional no número de acessos, cerca de seis vezes maior que o normal, o que teria contribuído para o colapso do sistema. Segundo a empresa, o pico ocorreu após a divulgação da indisponibilidade programada.

Durante a paralisação, será feita a modernização dos sistemas previdenciários, com migração de dados para uma plataforma mais atual, que promete mais estabilidade e capacidade de atendimento no futuro.

Atendimento suspenso até fevereiro

A parada oficial começou às 19h (horário de Brasília) desta terça-feira (27). Até o dia 1º de fevereiro, as agências do INSS permanecem fechadas, sem atendimento presencial. Também ficam fora do ar a Central 135, o site e o aplicativo Meu INSS.

Quem tinha atendimento agendado e não foi atendido nos mutirões poderá consultar uma nova data a partir de 2 de fevereiro.

Lanna Oliveira

About Author

Você também pode gostar

Economia Tocantins

Gasolina e diesel começam 2026 mais caros no Tocantins

Reajuste do ICMS entra em vigor, pesa no bolso do motorista e reacende debate sobre impostos e reforma tributária O
Agropecuária Economia

Chuva atrasa plantio da soja e acende alerta em Goiás

Irregularidade no clima preocupa produtores do Cerrado e especialistas defendem adaptação para evitar perdas na safra 2025/26 O céu não