com informações Jornal Opção
Mulher afirmou ter usado álcool e drogas e disse não se lembrar onde deixou a filha.
Uma criança de apenas três anos foi localizada pela Polícia Civil do Tocantins, na manhã dessa segunda-feira (2), em Gurupi, após ter sido abandonada pela própria mãe no último sábado (31). De acordo com a investigação, a mulher teria feito uso de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes, o que a levou a esquecer onde deixou a filha, colocando a criança em situação de risco.
O caso veio à tona após a avó da menina procurar a Polícia Civil para registrar o desaparecimento. Segundo o relato, a criança havia saído com a mãe no sábado e não retornou para casa. Horas depois, a própria mãe apareceu na residência da avó perguntando pela filha e afirmou não se lembrar do local onde a havia deixado, em razão do uso de álcool e drogas.
Diante da gravidade da situação, equipes da Polícia Civil iniciaram diligências imediatas e conseguiram localizar a criança em uma residência de terceiros, onde havia sido deixada pela mãe. Após ser encontrada, a menina foi entregue à avó, que assumiu os cuidados. A mãe, cujo nome não foi divulgado, foi conduzida à Central de Atendimento da Polícia Civil, prestou esclarecimentos e deverá responder pelo crime de abandono de incapaz.
O delegado Rafael Falcão ressalta que pais e responsáveis por crianças e adolescentes têm o dever de guarda e proteção de seus filhos. “Nesse sentido, é preciso que tomem medidas que mantenham seus filhos seguros e longe de qualquer tipo de perigo, sob pena de responsabilização penal como no caso em apreço”.


