A 2ª edição do Mutirão da Visão teve início nesta terça-feira, 27/01, em Porangatu e já se consolida como um marco na saúde pública municipal. Realizado no Lions Clube Porangatu até sexta-feira, 30/01, o evento é fruto da parceria entre os vereadores Rafael Miguel, presidente da Câmara Municipal, Vereadora Sandra Ferreira e o Vereador Lucas Freitas, em conjunto com o Lions Club e o Cotec.
Com a ampliação do atendimento de 200 para 250 senhas diárias, a expectativa é superar as 800 pessoas beneficiadas, oferecendo exames oftalmológicos completos e gratuitos à comunidade porangatuense.
O presidente da Câmara, vereador Rafael Miguel, destacou que este não é apenas um exame comum de vista, mas uma avaliação completa que permite diagnosticar diversas patologias oculares. A estrutura montada garante atendimento de excelência, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de acesso a serviços especializados de oftalmologia, consolidando o compromisso dos representantes municipais com a inclusão social e o exercício pleno da cidadania em Porangatu.

“Para mim é uma alegria muito grande. Ano passado foram mais de 900 atendimentos, e esse ano também a nossa expectativa é que seja por volta disso”, destacou o vereador Lucas Freitas, ressaltando a importância da iniciativa. Ele enfatizou que a visão é algo fundamental e que muitas pessoas não têm condições de arcar com exames oftalmológicos que custam entre R$ 300 e R$ 400. “Aqui a gente tem isso de graça. E a pessoa tem a oportunidade de adquirir o seu óculos a um preço mais em conta e ainda parcelar em 10 vezes. Então estamos trazendo dignidade a essas pessoas”, afirmou o parlamentar.
A vereadora Sandra Ferreira, emocionada com a receptividade da população, reforçou o compromisso com o atendimento humanizado. “Nós estamos aqui desde ontem até dia 30 com esses atendimentos, e estamos aqui para receber vocês com esse amor, com esse carinho que vocês todos merecem. Juntos nós atendemos melhor essa população que vem até nós nessa necessidade”, declarou a vereadora, destacando que a união de esforços entre os três vereadores, Lions Club e Cotec fortalece as políticas públicas de saúde preventiva.
Os moradores têm acesso a mais de sete tipos de exames especializados, incluindo tonometria, biomicroscopia, acuidade visual, refração e mapeamento de retina, todos realizados por profissionais qualificados.
Fotos: Luis Felipe,Moises Souza, Lisdawanne de Jesus | Câmara


