Porangatu Governo Federal

Carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em Porangatu

A carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, iniciou atendimentos em Porangatu, norte de Goiás. Além de Porangatu, outro município de Goiás a receber uma carreta foi Inhumas. As unidades móveis do governo federal chegaram nas duas cidades goianas, e a outros 30 municípios brasileiros, no último dia 30/01, e permanecem por pelo menos um mês em cada um desses novos locais, ofertando para os pacientes do SUS procedimentos para prevenção de câncer de mama e do colo do útero, cirurgias de catarata e correções de visão, além de exames de imagem diagnósticos, essenciais para garantir o tratamento de doenças graves no tempo certo.

Em Porangatu, primeira cidade do norte goiano a receber uma unidade móvel de saúde da mulher do governo federal, os atendimentos foram lançados oficialmente em cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (06/02), pelo superintendente do Ministério da Saúde em Goiás, Lucas Vasconcellos. Antes, a carreta com essa especialidade já havia ofertado serviços em Firminópolis e Goiânia.

No município, os pacientes da rede pública de Porangatu e de outras 12 cidades da região, previamente agendados e encaminhados pelas secretarias de saúde de cada local, podem fazer consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero. Uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnico de enfermagem e enfermeiro, já está pronta para receber a população.

Em Inhumas, o início dos atendimentos na carreta de exames de imagens foi anunciado na segunda-feira (02/02). Com foco no diagnóstico precoce de doenças e eficácia de tratamentos, a unidade móvel de saúde do governo federal oferece exames de tomografias, essenciais para realizar a descoberta precoce de doenças e definir a conduta médica em tratamentos. O serviço é destinado a pacientes do SUS previamente agendados e encaminhados pelas secretárias de saúde de 26 cidades da região alcançadas pela iniciativa. No estado, uma carreta de exames de imagem já havia contemplado Goiânia, entre outubro e novembro.

“O Agora Tem Especialistas nasceu para levar atendimento especializado para onde antes faltava, para encurtar distâncias, reduzir filas e garantir que a assistência chegue mais perto do povo. Já fizemos isso em todos os municípios por onde as carretas de saúde passaram, garantindo mais saúde, mais diagnósticos, mais tratamento. Agora, elas chegam em outras cidades do Brasil, porque o nosso objetivo é continuar ampliando o acesso ao SUS onde ele é mais necessário”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além de Goiás, nesta nova rodada de deslocamento, os estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins receberam as unidades móveis de saúde especializada do governo federal, incluindo novas unidades que engrossam a ampliação da oferta.

Com as novas carretas que entraram em operação, já são 47 unidades móveis cuidando dos brasileiros que vivem em locais de difícil acesso, com alta demanda por assistência especializada e cidades-polo.

Grazielly Ribeiro

About Author

Você também pode gostar

Polícia Federal realiza em Porangatu Operação Tuup (Foto: Thaís Alcântara)
Policial Porangatu

Em Porangatu, Polícia Federal realiza prisão de integrantes de uma quadrilha suspeita de adaptar aviões para o tráfico internacional de drogas

A Operação Tuup cumpre 28 mandados no Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. A
Governo Federal

Has Day He Won’t Soon Forget Denny Backup At Ready to Use!

There are many variations of passages of Lorem Ipsum available but the majority have suffered alteration in that some injected