Policial Porangatu

Em Porangatu, Polícia Federal realiza prisão de integrantes de uma quadrilha suspeita de adaptar aviões para o tráfico internacional de drogas

Polícia Federal realiza em Porangatu Operação Tuup (Foto: Thaís Alcântara)

A Operação Tuup cumpre 28 mandados no Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará.

A Policia Federal com apoio da Polícia Civil e Policia Militar de Porangatu realizou a prisão de três homens, suspeitos de compor uma quadrilha responsável pelo transporte internacional de drogas para países da América Central, com o uso de aeronaves adquiridas e adaptadas no Brasil. As prisões ocorreram durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (31), em Porangatu.

Outras duas pessoas que estavam junto com os criminosos no momento da operação foram presas e serão ouvidas na delegacia da Polícia Civil de Porangatu. Os suspeitos estavam hospedados em hotéis da cidade e já estavam sendo monitorados pela Polícia.

Com os criminosos foi apreendida uma aeronave, que está no Aeroporto de Porangatu aguardando a Polícia Federal para realizar a retirada. A operação ainda continua e equipes de Porangatu estão, nesse momento, se deslocando para Gurupi, onde a Operação também acontece.

Segundo informações da Polícia Federal, os aviões utilizados pela quadrilha eram queimados após a droga ser descarregada.

Até o momento, aproximadamente 60 policiais federais estão empenhados na “Operação Tuup”, e estão realizando seis mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de sequestro de bem imóvel, nos estados do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará, todos expedidos pela 4ª Vara Federal SJ/TO.

O nome da operação faz referência a “Tuup” palavra de origem Maia, que indica a ação de “colocar ou atear fogo”, conduta adotada pelo grupo investigado para eliminar possíveis vestígios deixados nas aeronaves utilizadas nos transportes dos entorpecentes.

Thaís Alcântara

About Author

Você também pode gostar

Principal suspeito de matar crianças em Bonópolis é morto após confrontar policiais
Policial

Principal suspeito de matar crianças em Bonópolis morre após confronto policial

A polícia afirmou que Reginaldo José Barbosa tinha indícios de transtornos psicológicos Reginaldo José Barbosa, de 37 anos, principal suspeito
Policial

Em Porangatu, familiares reconhecem corpo de homem morto à facada

Por Deivianne Jhasper O corpo de Edmilsom Pereira das Neves permaneceu no IML de Porangatu por três dias. Ele foi