Porangatu

Ponte na zona rural de Porangatu é interditada e ônibus escolar precisa fazer desvio de quase 10 km, diz moradora

Foto: Reprodução

Por Thaís Alcântara

Segundo moradora a situação vem afetando diretamente as crianças da região. Em nota Prefeitura informou que está empenhada em minimizar os impactos até que a nova ponte esteja concluída.

Moradores da zona rural de Porangatu, no norte de Goiás, reclamam sobre as péssimas condições de conservação de uma ponte sobre o Rio Canabrava, na região das Araras. Segundo a prefeitura, a ponte oferece riscos para quem transita pelo local e, por isso, foi interditada.

Em entrevista à nossa equipe, a moradora Janiele explicou que a situação vem afetando diretamente os alunos, que dependem do transporte escolar para estudar e agora precisam fazer uma rota com quase 10 quilômetros a mais.

“Os alunos estão sofrendo com isso, porque eles estão dando uma volta de quase uma hora a mais por conta da ponte e das estradas que estão péssimas. Os meninos estão sofrendo… é mais de 10 quilômetros que eles estão passando por causa dessa ponte”, disse a moradora.

Mãe de duas crianças, ela se preocupa com o bem-estar dos filhos, que saem de casa pela manhã e só retornam à noite. Ela relata ainda que o ônibus escolar é antigo e não tem ar condicionado, o que dificulta ainda mais o trajeto durante esse período de calor.

“Eu tenho duas crianças, eles saem daqui às 10h30 da manhã para chegar em casa quase às oito horas da noite. Então é um descaso que estão fazendo conosco aqui, são mais de 21 crianças sofrendo…” comentou a mãe.

Ainda de acordo com moradores da região, mesmo com as placas que sinalizam o local, motoristas de carros pequenos e até caminhões carregados com leite e gado se arriscam passando pela ponte.

“A gente queria que a prefeita olhasse para nossa situação, arrumasse essa ponte pra nós; isso é coisa de pouco prazo para ela fazer. Arrumar a ponte e as estradas é tudo o que a gente pede”, disse um produtor rural que não quis ter o nome divulgado.

Em nota, a Secretaria de Transporte e Obras de Porangatu esclareceu que a ponte sobre o Rio Canabrava está atualmente interditada para reparos, e que a interdição é necessária para garantir a segurança de todos os usuários. (Confira a nota na íntegra.)

A pasta informou ainda que o processo licitatório para a reconstrução da ponte está em andamento e que estão cientes das dificuldades enfrentadas pela comunidade, além de se empenharem para minimizar os impactos até que a nova ponte esteja concluída.

Nota Resposta

A Secretaria de Transporte e Obras gostaria de esclarecer as preocupações levantadas por uma moradora em relação à rota do ônibus escolar que atende a região da ponte sobre o rio Canabrava, atualmente interditada para reparos.

Informamos que a interdição da ponte é uma medida necessária para garantir a segurança de todos os usuários e está vinculada ao processo licitatório em andamento para sua reconstrução. Essa intervenção é fundamental para restabelecer a normalidade na rota.

Quanto à questão do transporte dos alunos, informamos que os ônibus do MEC – Ministério da Educação, não tem ar condicionado, mas a secretaria tem se esforçado para equipar os carros da do transporte escolar, visando proporcionar conforto durante o trajeto. Entretanto, reconhecemos que a rota alternativa, exigida pela interdição da ponte, pode ocasionar um aumento no tempo de deslocamento dos alunos, que efetivamente precisam chegar mais cedo ao ponto de ônibus.

Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pela comunidade e estamos empenhados em minimizar os impactos até que a nova ponte esteja concluída. Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para mais esclarecimentos.

Thaís Alcântara

About Author

Você também pode gostar

Polícia Federal realiza em Porangatu Operação Tuup (Foto: Thaís Alcântara)
Policial Porangatu

Em Porangatu, Polícia Federal realiza prisão de integrantes de uma quadrilha suspeita de adaptar aviões para o tráfico internacional de drogas

A Operação Tuup cumpre 28 mandados no Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. A
Acidente Porangatu

Acidente envolvendo motocicleta e viatura da PM deixa mulher ferida em Porangatu

A colisão aconteceu na Avenida Federal. O estado de saúde da mulher não foi divulgado. Na manhã desta terça-feira (28),