Investigação Policial

Ataques hackers causam prejuízo de quase R$ 8 milhões a prefeituras goianas

Ataques hackers causam prejuízo de quase R$ 8 milhões a prefeituras goianas

Pelo menos sete prefeituras de Goiás foram alvo de ataques hackers entre 2024 e 2026, resultando em prejuízos que somam quase R$ 8 milhões.

Entre os municípios afetados estão Damianópolis, Nazário, Santa Rita do Araguaia, Lagoa Santa, Castelândia, Cromínia e Caçu. Segundo levantamento da AGM, os prejuízos registrados foram de R$ 400 mil em Damianópolis, R$ 2,8 milhões em Nazário, R$ 1,3 milhão em Santa Rita do Araguaia, R$ 150 mil em Lagoa Santa, R$ 496 mil em Castelândia, R$ 406 mil em Cromínia e R$ 3 milhões em Caçu. Neste último caso, a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, reduzindo a perda para R$ 2,4 milhões.

As informações são da Associação Goiana de Municípios (AGM) e foram divulgadas pela TV Anhanguera.

De acordo com a associação, todas as contas invadidas pertenciam à Caixa Econômica Federal. O banco ainda não informou detalhes sobre os casos e as medidas adotadas após as invasões.

A mobilização dos prefeitos afetados ganhou força a partir da iniciativa do prefeito de Caçu, Kelson Souza Vilarinho. O município registrou um dos maiores prejuízos entre os casos relatados, após criminosos retirarem R$ 3 milhões das contas da prefeitura em 2025.

O prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira, relatou os impactos causados pelo desvio dos recursos. Segundo ele, a fraude foi descoberta logo após a conclusão de uma obra de recapeamento.

“Quando no outro dia eu vou procurar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, afirmou.

O gestor destacou que a perda dos recursos compromete pagamentos a fornecedores, aquisição de medicamentos e remuneração de profissionais da saúde, além de gerar dificuldades na prestação de contas dos valores desviados.

A AGM informou ainda que algumas invasões ocorreram durante a madrugada, após as 23h. Após obter acesso às contas, os criminosos realizavam transferências via PIX em poucos minutos. Em um dos casos, registrado em Santa Rita do Araguaia, os recursos foram enviados para diversos estados por meio de 14 transações realizadas em sequência, com apenas segundos de intervalo entre elas.

No dia 9 de junho, prefeitos dos municípios afetados participaram de uma reunião em Brasília com representantes da Caixa Econômica Federal para discutir os casos. O encontro ocorreu a pedido dos gestores municipais no gabinete do senador Vanderlan Cardoso. Segundo a AGM, representantes do banco informaram que as ocorrências seriam analisadas.

A Polícia Federal informou que não divulga detalhes sobre investigações em andamento.

Informações: G1 Goiás

Grazielly Ribeiro

About Author

Você também pode gostar

Polícia Federal realiza em Porangatu Operação Tuup (Foto: Thaís Alcântara)
Policial Porangatu

Em Porangatu, Polícia Federal realiza prisão de integrantes de uma quadrilha suspeita de adaptar aviões para o tráfico internacional de drogas

A Operação Tuup cumpre 28 mandados no Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. A
Principal suspeito de matar crianças em Bonópolis é morto após confrontar policiais
Policial

Principal suspeito de matar crianças em Bonópolis morre após confronto policial

A polícia afirmou que Reginaldo José Barbosa tinha indícios de transtornos psicológicos Reginaldo José Barbosa, de 37 anos, principal suspeito