Caso aconteceu em Nova Crixás, no norte de Goiás. Guia de pesca afirmou que tentou libertar o animal, que ficou preso à linha por quase duas horas.
Um boto-do-Araguaia, espécie ameaçada de extinção, foi fisgado por acidente durante uma pescaria no Rio Araguaia, em Nova Crixás, no norte de Goiás. O caso aconteceu no último domingo (21), na região conhecida como Viúva, e foi registrado em vídeo por um grupo que participava da pescaria.
Segundo o guia de pesca Thiago Pereira Silva, ele acompanhava um casal de clientes que pescava piraíba quando o mamífero acabou mordendo a isca e ficou preso à linha do anzol.
De acordo com o guia, o animal permaneceu preso por cerca de duas horas. Ele contou que tentou aproximá-lo da margem para cortar a linha e facilitar sua soltura, mas o boto conseguiu se libertar antes que fosse possível retirar o anzol.
“Todo dia estou no rio. Sempre o boto pega a isca, leva a linha e solta. Nunca tinha acontecido de ele ficar fisgado. Foi uma situação muito rara”, relatou.
Thiago afirmou ainda que não tentou retirar o anzol diretamente da boca do animal por considerar a ação perigosa tanto para ele quanto para o próprio boto.
A pesca de botos é proibida no Brasil desde 1987, conforme a Lei Federal nº 7.643. No entanto, neste caso, o animal foi fisgado acidentalmente durante uma pescaria esportiva destinada à captura de peixes.
O boto-do-Araguaia (Inia araguaiaensis) é uma espécie de golfinho de água doce exclusiva da bacia Tocantins-Araguaia. Menor e mais acinzentado que o boto amazônico, o animal passou a integrar oficialmente a lista de espécies ameaçadas de extinção, conforme portaria publicada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.


